terça-feira, 29 de junho de 2010

Métodos Anticoncepcionais na Adolescência


Métodos Comportamentais

Consiste em evitar o coito na época fértil do ciclo. É de conhecimento geral a significativa variação que as mulheres nesta faixa etária têm em seus ciclos menstruais, tornando difícil prever, como exatidão, o período fértil. Não se justifica, portanto, como a disponibilidades anticonceptivas atuais, orientar-se uma adolescente para usar o método rítmico. Isto também se aplica aos métodos relacionados às transformações sofridas pelo muco cervical, bem como às variações da curva térmica-basal e o sintotérmico.


Coito Interrompido

Consiste na deposição do sêmen fora da cavidade vaginal. Tem a desvantagem de exigir do casal um auto-controle suficiente, não muito comum, principalmente, entre adolescentes. O método é ineficaz, pela sua pouca aplicabilidade prática, não devendo a adolescente ser orientada para este tipo de Anticoncepção.


Métodos de Barreira

Preservativos ou Condon. Impede a deposição de sêmen na vagina. A orientação pelo profissional é muito importante para o êxito do método. As suas vantagens como método anticoncepcional são inúmeras: proporcionam proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis em ambos os sexos, têm um baixo custo, são facilmente a adquiridos, não necessitam de receituário médico, são isentos de complicações e, quando bem usados, têm boa eficácia. Entre as suas desvantagens, pode-se mencionar a redução da sensibilidade em grande número de usuários, além da interferência direta com o ato sexual. É um dos métodos de escolha para as adolescentes, principalmente, nas que não têm contatos sexuais freqüentes.

Aconselha-se o seu uso, independente do método a ser utilizado, com finalidade preventiva das DST e AIDS.


Diafragma Vaginal

O diafragma vaginal se constitui em uma barreira mecânica entre a vagina e o canal cervical. Para sua aplicação, faz-se necessário, inicialmente, a presença do médico ou pessoa treinada, para escolha do diafragma apropriado e seu uso deve estar sempre associado a espermaticidas.


As suas desvantagens estão em exigir uma grande participação e colaboração por parte da usuária, requisitos não freqüentes entre as adolescentes, além de interferir intimamente com o ato sexual e requerer um mínimo de cultura por parte da usuária. Em casos selecionados, poderá ter indicação, porém não aconselha-se como método de escolha para as adolescentes.


Espermaticidas

Consiste em impedir a entrada dos espermatozóides no canal cervical além do efeito letal sobre estes gamelas. Como desvantagens, além de interferir no contato sexual, quando utilizado isoladamente, é pouco eficaz. Não se deve encorajar as adolescentes para este método anticoncepcional.


DIU

Só deve ser indicado para as adolescente com gestação anterior ou com um único parceiro, quando o risco para doenças 0 sexualmente transmissíveis, for mínimo. Os efeitos colaterais (cólicas, hipermenorragias) e as complicações (infecção, expulsão, reação vagal) diminuem com a paridade e a idade. Por estes motivos a adolescente, em geral nulípara, tem maior risco de rejeitar o método.


Métodos Hormonais

Oral Combinado
A adolescência é um período de transição da mulher, no qual uma gravidez não planejada, representa um problema que pode implicar alguma gravidade. Daí, a importância de uma anticoncepção eficaz. A pílula combinada tem um relevante papel nesta faixa etária, por ser o método mais utilizado. Mesmo as adolescentes com ciclo menstrual irregular podem fazer uso desse tipo de anticoncepção. É consensual o fato de que o seu uso, nas doses habituais, não interfere com o processo fisiológico da soldadura das epífises ósseas.


Minipílula
Por promover, com maior freqüência, alterações menstruais e apresentar uma menor eficácia, só deve ser utilizada quando houver contra-indicação para a pílula que contém estrogênio/progestogênio.


Pílula Pós-coital
Em qualquer período o método não deve ser estimulado, porém, em situação emergenciais deve ser indicado até 72 horas após um possível coito fecundante.


Injetável Combinado Mensal
Os anticonceptivos injetáveis combinados mensais continuam sendo estudado objetivando diminuir as doses atuais dos esteróides. Indica-se este método para as adolescentes

Injetável Trimestral (Ac. De Medroxiprogesterona)
Este método não deve ser indicado nesta faixa etária, principalmente, por sua baixa reversibilidade.


Método Cirúrgico = Ligadura Tubária
Só deve ser indicada para adolescentes em condições muito especiais, de razão médica, com o devido suporte legal.


Conclusões
A vida sexual da adolescente é um fator irreversível.


· Não existe um método ideal para qualquer grupo específico.

· Os métodos Comportamentais têm uso limitado na adolescência.

· O preservativo tem especial prevalência de uso neste grupo; o diafragma é pouco utilizado; e os espermaticidas têm sua indicação restrita.

· Os dispositivos intra-uterinos têm seu uso limitado nesta faixa etária.

· A anticoncepção hormonal constitui a melhor opção para a grande maioria dos adolescentes.

· Independentemente do método a ser utilizado, aconselha-se o uso do preservativo com finalidade preventiva das DST e AIDS


http://gramadosite.com.br/cultura/saude/almeida/id:1369

Nenhum comentário:

Postar um comentário